
A Malária é um doença infecciosa transmitida pela picada da fêmea do mosquito do gênero Anopheles, quando infectada pelo protozoário do gênero Plasmodium. No Brasil, a espécie Anopheles darlingi é o principal vetor da Malária, destacando-se na transmissão da doença pela distribuição geográfica, antropofilia e capacidade de ser infectado por diferentes espécies de plasmódios.
No Brasil, a malária é de ocorrência fundamentalmente rural, porém, na periferia de áreas urbanas da Amazônia, e mesmo em grandes cidades, tem havido transmissão da doença, principalmente em áreas de invasões humanas, sem saneamento e infraestrutura, o que propicia a proliferação do vetor.
Há a predominância de casos de malária em locais próximos a remansos de rios, córregos, igarapés, lagoas, represas, açudes, valetas de irrigação, alagados e pântanos, locais que oferecem as condições ideais para a proliferação do mosquito: águas de baixo fluxo, profundas, límpidas, sombreadas e com pouco aporte de matéria orgânica e sais. Também podem ocupar vários outros tipos de criadouro, incluindo pequenas coleções hídricas e criadouros temporários.
